Boa Vizinhança | Quem Somos
427
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-427,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive

Quem Somos

A Boa Vizinhança Santo António é uma IPSS de voluntariado de proximidade, que integra residentes e trabalhadores da freguesia de Santo António (Lisboa) e ainda todos aqueles que de alguma forma se sentem relacionados com a freguesia.

Tem como objetivos principais a melhoria da qualidade de vida do nosso bairro, o desenvolvimento de relações de entreajuda interpessoais e a criação de um sentimento de pertença em relação ao espaço público que nos rodeia.

A Nossa História

A Boa Vizinhança nasceu há cerca de oito anos, do desejo de três “vizinhas” fazerem alguma coisa útil em prol da comunidade.

Era este o nosso sonho e sabíamos que partilhavamos os valores de cidadania e solidariedade. Seria por aqui o caminho.

Todas tínhamos os nossos trabalhos profissionais e, como mães de familia, não nos sobrava muito tempo. Decidimos que o melhor seria meter mãos à obra perto de casa e assim não “desperdiçar” tempo com viagens.

Vivíamos na Freguesia de Santo António e, por isso,  definimos como missão promover boas relações entre quem vive e trabalha na nossa freguesia.

No primeiro ato público que organizámos, juntámos 20 pessoas à mesa do quiosque do Jardim das Amoreiras para beber um café e conversar. Era o Dia Mundial do Vizinho.

Depois foi sempre a crescer!

Visitas culturais, magustos, promoção das artes, eventos de rua, jantares partilhados, apoios financeiros e logísticos a quem precisa, a loja social Dona Ajuda, ações ambientais…, muita coisa se tem feito e vamos continuar a fazer, não perdendo de vista o que nos move:

Fazer deste um mundo melhor, começando por quem está mesmo ao nosso lado – os nossos vizinhos!

Missão

Preocupamo-nos com a qualidade de vida das pessoas, nomeadamente das que nos rodeiam.

Estamos empenhados em criar uma rede de ajuda entre as instituições de apoio social da freguesia e assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que se inserem na nossa comunidade.

Objectivos

  • Criação de uma rede de voluntários que dê resposta às necessidades das Instituições da Freguesia, não só em termos de recursos humanos, como de acompanhamento e monitorização na prossecução dos objectivos das mesmas.
  • Realização de eventos de angariação de fundos para a concretização de projectos das instituições da Freguesia.
  • Gestão e melhoria contínua do projeto Loja Social “D. Ajuda” da Boa Vizinhança, para apoio às famílias carenciadas e como forma de angariação de receitas próprias.
  • Desenvolvimento de acções, eventos e projectos que potenciem as relações interpessoais entre residentes, trabalhadores e outras pessoas que de alguma forma estejam ligados à Freguesia de Santo António.
  • Criação do espírito de bairro e de pertença em relação ao espaço.

Órgãos Sociais

Direcção

Presidente: Cristina Calheiros Velozo

Vice-Presidente: Mariana Castelo Branco

Tesoureiro: Pedro Barros Ferreira

Vogal: Marta Vaz Pinto

Vogal: Ana Pessoa e Costa

Mesa

Presidente: Luísa Pinto Leite

Secretária: Teresa Cancela de Abreu

Secretário: Ricardo Barbosa Santos

Conselho Fiscal

Presidente: Pedro Folque

Vogal: Catarina Marçal Grilo

Vogal: Vasco Calheiros Velozo

Documentos

Estatutos

Download dos Estatutos

Relatórios de Contas

Download do Relatório de Contas 2016